Marketing Jurídico: a linha que divide a divulgação ética da infração  

  Foto: Freepik

Com mais de 1,3 milhão de advogados atuando em um país com 212,7 milhões de habitantes, o Brasil ostenta a maior proporção de advogados por habitante do mundo, conforme dados do IBGE. Em meio a essa vasta concorrência, surge a questão crucial: como destacar-se em um mercado saturado em que, eventualmente, a maioria dos cidadãos precisará de serviços jurídicos? 


Imagine o seguinte cenário: você é uma dessas pessoas em busca de orientação legal e recebe uma recomendação de um conhecido sobre um serviço previdenciário. Com a indicação em mãos, você recorre ao Google para pesquisar mais sobre o advogado em questão. No entanto, o nome dele sequer aparece nos resultados da busca. Você confiaria em contratar esse profissional? 


Uma estratégia de marketing bem-sucedida pode ser a diferença entre ser visto ou passar despercebido no mercado jurídico. Ela desempenha um papel fundamental na construção de uma imagem profissional positiva, aumentando a credibilidade do escritório ou advogado perante o público. Ter uma reputação forte e positiva é um ativo inestimável para qualquer advogado. 


É importante ressaltar que fazer marketing jurídico não exige necessariamente a formação de uma equipe especializada, mas é imprescindível que o profissional compreenda as normas estabelecidas pelo código regulador da OAB, publicado em 1994 e ajustado em 2021 por meio do provimento 205. 


 


Na prática, entender as regras que separam a divulgação ética da infração é crucial. Alguns exemplos para a divulgação podem ser resumidos da seguinte forma: 


PODE: 


  • Informar os serviços oferecidos pelo escritório na BIO do Instagram, acompanhados do número da OAB. 
  • Instalar uma placa discreta com os contatos e o número da OAB na frente do escritório. 
  • Veicular campanhas de tráfego pago no META ADS com conteúdo informativo ou informações de contato. 
  • Conceder entrevistas em rádios sobre assuntos relevantes à coletividade. 
  • Mostrar o espaço de trabalho e a história do escritório de forma humanizada e discreta nas redes sociais. 


NÃO PODE: 


  • Mercantilizar os serviços do escritório na BIO do Instagram e criar ofertas vantajosas. 
  • Colocar uma placa luminosa em frente ao escritório que fuja ao princípio da discrição. 
  • Veicular campanhas de tráfego pago no META ADS com promoções, preços dos serviços e ofertas. 
  • Participar frequentemente de programas de rádio, especialmente para responder dúvidas da audiência. 
  • Mostrar o espaço físico do escritório de maneira ostensiva e indiscreta. 


O marketing jurídico é tão vital quanto qualquer outro setor de um escritório, no entanto, muitos advogados ainda não priorizam essas ações. Afinal, como diz o ditado: "quem não é visto não é lembrado." E isso assume um significado ainda mais profundo em um país com a maior proporção de advogados por habitante do mundo. É algo que merece reflexão profunda por parte de todos os profissionais do direito que buscam se destacar em um mercado tão competitivo.  

Texto: Patrícia Steffanello   Life Law 

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